Tudo isto existe ...

Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é Fado

O que existe? O que é triste?
Tudo? Mas tudo o quê?
A vida, a morte, a luta constante, a desigualdade, a malvadez, o sofrimento, a rivalidade, a tristeza, a alegria, a insistência, a perseverança, o choro, as lágrimas, a morte.
Tudo isto existe! Tudo isto é triste!
A indiferença, o ser órfão, ser viúva, a mágoa, a paixão.
A prepotência, a arrogância, o autoritarismo, a guerra, a vingança, os desaforos, as lutas de palavras bruscas, a solidão, a pena, a vida triste, a triste vida, o cansaço, a insistência, a perdição, a desgraça.
Tudo isto existe! Tudo isto é triste!
O desemprego, o emprego precário, o precário ordenado, as despesas, os despedimentos, a nova requalificação, reformas antecipadas, os jovens desmotivados, cortes nos subsídios, remessa para o estrangeiro, casas a leilão, bancos sem fundos, famílias reunidas, famílias unidas, famílias maiores, famílias mais pequenas, monoparental, nuclear, famílias numerosas, alterações à vivência normalizada, alterações aos padrões de vivência.
Tudo isto existe! Tudo isto é triste!
Todos os sentimentos expressos são tidos como tristezas ou algo derivado. São sentimentos que agora estão à flor da pele, que só agora se estão a fazer representar. Bem ou mal estamos a fazer historia, estamos a demonstrar que estamos inseridos na globalidade, para o bem e para o mal. Outrora vivia-se desafogadamente, sem pensar muito no futuro, pois a vivência da forma como estava era um dado adquirido e não se poderia retirar nada que tivesse sido conquistado. Engano, grande engano, redondo engano, tiram tudo o que entenderem que pretendem retirar. 
Tudo isto existe! Tudo isto é triste!

Por incrível que nos pareça não sabemos como irá isto acabar, ou se eventualmente acabará.
Porque, ao fim e ao cabo, Tudo isto existe! Tudo isto é triste! Tudo isto é Fado!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Festa da Pinha, Estoi - Homenagem ao meu pai

Mudei de casa

2017- viagens