Tristeza Vs Música

O que nos diz a tristeza? Como é a nossa aparência quando estamos tristes? O que dizemos quando aparentamos tristeza? O que é estar triste? Porque estamos tristes?
Tristeza são lágrimas, são olhos infelizes, é roupa preta, são flores nos finados. É ir perdendo a família aos poucos.
Tristeza é não ter ganhado a medalha, é não ouvir o hino, é correr a maratona e não terminar.
É ver crianças sem pais, pior ainda é ver pais que perderam os filhos.
Tristeza é o céu cinzento, é dia de chuva, é Londres, e Porto, são prédios cinzentos e encharcados, é a barriga a inchar com o sistema nervoso, é a notícia de uma má notícia.
É não conseguir ganhar o euromilhões,  é não poder ter uma vida melhor, não puder ajudar os outros.
Triste é como se encontra a maioria dos viventes deste país. É querer pôr comida na mesa para os filhos e não ter, é precisar de ir à farmácia comprar os medicamentos e não ter possibilidade. É esperar sempre que alguém ajude, é triste, mas é verdade.
Triste é não acordar amanhã. É não ouvir as brincadeiras das crianças, é não rir as gargalhadas, é ouvir música triste.
Mas a música não é triste, com certeza que pode ser considerada nostálgica, como por exemplo o Fado e a Clássica, mas de uma forma geral não é triste. O Fado é sentimental, é bem português, é bem melodioso.
Música é também alegria, é festa, é disco, é aniversário, é romance, é namoro, é saudade, é festa …
A música deixa-nos alegres, bem-dispostos, faz-nos trautear a letra, quando gostamos dela, faz-nos sentir bem, ou então faz-nos sentir magoados com algo que a letra nos transmite. Sim, porque a letra transmite sempre um estado de espírito, de quem a escreveu, de quem a interpreta e de quem a ouve, pode eventualmente ser romântico, ou nostálgico, ou mesmo de revolta como a música de intervenção (tão em voga nos anos 70, como agora), essa tendência de revolta tende a repetir-se nestes últimos momentos da vida portuguesa e mesmo da vida mundial, é a expressão contra algo, ou contra alguma coisa.
Muito embora, o país e as nossas vidas estejam nesta situação de impasse e de desconhecimento, a música existe para nos alegrar, para nos colocar num patamar mais anímico, mais elevado. Ela está sempre nas nossas vidas.
Por isso, a música existe para nos desanuviar, para comunicarmos com o exterior e mesmo com o nosso interior, com a música não existe tristeza.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Festa da Pinha, Estoi - Homenagem ao meu pai

Mudei de casa

2017- viagens